Você já ouviu a palavra Aerografia? Eu creio que sim. Mas e o significado do que é isso, você sabe? Se ainda não sabe, fique tranquilo, pois neste post vamos falar sobre o que é Aerografia e para que serve.
Antes de qualquer coisa, vale pontuar que aerografia não é o mesmo que fazer grafite. São artes parecidas, mas contam com algumas diferenças. Confira!
Conteúdo
O que é aerografia?
A aerografia é uma técnica e um modo de pintura, no qual usa-se uma ferramenta chamada de aerógrafo para pintar.
Algumas pessoas imaginam que é o mesmo que grafite, mas os 2 modos de pintura se diferenciam em alguns pontos, como por exemplo: a aerografia usa o aerógrafo para pintar, enquanto o grafite utiliza tinta spray; o objetivo de pintura aerográfica é realizar uma obra de arte, enquanto o grafite é apenas uma forma de expressão, e não necessariamente uma obra de arte.
É claro que algumas pinturas do estilo grafite são obras de arte, mas não é necessário ser para que seja um grafite.
Para que serve a aerografia?
A aerografia é uma técnica de pintura que serve para produzir obras de arte em telas, assim como no acabamento de objetos e até refeições.
Ela é capaz de realizar desenhos e acabamentos bem mais detalhados do que diversos outros tipos de pintura.
Quais os equipamentos necessários para fazer aerografia?
A aerografia é uma arte que não necessita de muitos equipamentos, ferramentas e objetos para ser feitas, mas apenas 3 coisas:
- Aerógrafo;
- Tinta;
- Compressor.
Todas essas 3 coisas estão ligadas uma à outra durante o uso, pois o aerógrafo é a principal ferramenta, a qual é um tipo de canela que funciona à base de ar para pintar.
Desta forma, o Compressor é quem fornece o ar para o aerógrafo. Já a tinta é o que o aerógrafo irá lançar na tela de pintura ou outro objeto através do ar obtido do Compressor.
Em relação a tinta, é ideal que seja comprada uma tinta própria para aerógrafo, mas caso você compre uma tinta normal, você pode diluir ela com thinner para usá-la.
Quais são os melhores aerógrafos?
Acima falamos sobre os itens necessários para a aerografia, onde o principal deles é o aerógrafo. Desta maneira, também vamos deixar algumas recomendações de aerógrafos retiradas de nosso artigo sobre os melhores aerógrafos. Caso você queira saber melhor sobre cada um dos produtos, você pode acessar o artigo e conferir.
Agora, as nossas recomendações de aerógrafos, são:
- 1. Aerógrafo Profissional – Steula (Melhor aerógrafo profissional);
- 2. Aerógrafo com Mini Compressor – Vonder (Excelente custo-benefício);
- 3. Aerógrafo Profissional Dupla Ação – Steula (Ótimo preço);
- 4. Aerógrafo com acessórios – Vonder (Melhor opção com acessórios);
- 5. Aerógrafo com 16 peças – Vonder (Melhor aerógrafo para iniciantes);
- 6. Aerógrafo 9ml – Steula (Excelente desempenho).
Lembre-se, se você quiser conhecer melhor cada um desses aerógrafos, é só acessar nosso artigo sobre os melhores aerógrafos do mercado e conferir. Lá você também encontrará dicas de como escolher o melhor.
Quais as aplicações da aerografia?
A aerografia não é uma técnica de pintura que se limita apenas a realizar pinturas em telas, mas também pode ser utilizada em diversos outros objetos e até mesmo em comidas e pessoas.
Veja algumas das principais aplicações da aerografia:
- Tela e Parede: forma muito comum de usar a aerografia para produzir um desenho e fazer uma obra de arte;
- Automotiva: normalmente é utilizada para cobrir pequenos riscos na pintura do automóvel.
- Artesanal: a aerografia também é utilizada para realizar acabamento artesanal, como em esculturas.
- Culinária: ela também pode ser usada para acabamentos culinários, mas deve-se utilizar tinta comestível, é claro.
- Estética: usada para aplicação de maquiagem e até mesmo bronzeamento.
Conclusão
Por fim, concluímos que a aerografia é uma técnica de pintura que tem o aerógrafo como principal ferramenta para a sua realização.
Fora isso, também concluímos que ela não é uma pintura que se limita a telas, mas pode ser usada em vários objetos, comidas e até pessoas.
Esperamos que nosso artigo tenha ficado de fácil entendimento, mas caso você tenha ficado com alguma dúvida, é só deixar nos comentários que nós vamos te ajudar.
Engenheiro Mecânico, Mecânico Industrial pelo Senai e Técnico de Planejamento de Manutenção. Contribuo com a missão de ajudar as pessoas a selecionarem as melhores ferramentas para uso doméstico e profissional.